Dev Talk Vol.13 | Balanceamento da Temporada & Desempenho Competitivo

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Olá, Rivais!

Com o lançamento da Temporada 2.0, a equipe de desenvolvimento vem monitorando atentamente o ambiente do jogo e o feedback da comunidade. Recentemente, dois tópicos têm gerado bastante discussão: o impacto dos ajustes de balanceamento e a avaliação de desempenho das diferentes classes nas partidas ranqueadas. Por isso, este comunicado busca esclarecer esses dois pontos.


1. Mudanças da Temporada e Ajustes de Balanceamento no Meio da Temporada


Nas temporadas anteriores, o foco estava em habilidades-chave e na gestão de energia para habilidades suprema, o que resultava em um ritmo de combate mais estável. Já na Temporada 2.0, o destaque vai para ataques coordenados e alvos focados, exigindo também estratégias coletivas de proteção e contra-ataque — o que tem levado a um ritmo de combate mais intenso.

Nesse novo cenário, os Estrategistas enfrentam maior pressão, precisando monitorar a saúde dos aliados com atenção, utilizar suas habilidades no momento certo e manter um bom posicionamento no mapa. Enquanto isso, Vanguards e Duelistas precisam não apenas atacar de forma eficiente, mas também proteger os Estrategistas para alcançar a vitória.

No próximo patch, o dano de certos Estrategistas será aprimorado para aumentar sua capacidade de ameaça, o que também ampliará as possibilidades de composição de equipe. Além disso, pequenos ajustes serão feitos em alguns heróis. Por exemplo: Groot e Capitão América terão uma leve redução em sua sobrevivência; o alcance de dano do Combo Incrível do Homem-Aranha será ligeiramente reduzido; Doutor Estranho exigirá menos energia para ativar sua habilidade suprema; e Soldado Invernal terá melhorias leves em sua habilidade Tensão Corrompida e na habilidade de Equipe.

Como este é um ajuste de balanceamento de meio de temporada, o objetivo é ser cauteloso, mantendo as mudanças mínimas para melhorar a experiência de certos heróis sem alterar drasticamente o meta atual. Com a chegada da Temporada 2.5, que trará Ultron e ajustes em Habilidades de Equipe, serão considerados ajustes de balanceamento mais amplos e abrangentes.


2. Pontuação de Desempenho Competitivo


Em cada partida, a avaliação de desempenho de um herói é calculada com base nos dados médios de combate para aquele herói no ranque atual do jogador. Quanto mais os dados-chave de combate superarem essa média, melhor será a pontuação de desempenho — e o oposto também é válido para desempenhos abaixo da média. Esses dados são ajustados com base no tempo de uso de cada herói, para evitar distorções causadas por tempo de jogo. Se o jogador utilizar vários heróis em uma mesma partida, a pontuação será ponderada proporcionalmente ao tempo de uso de cada um.

Foi observado que, em comparação com temporadas anteriores, alguns Duelistas apresentam uma leve vantagem nas avaliações de desempenho na Temporada 2.0, enquanto certos Vanguards e Estrategistas enfrentam uma leve desvantagem. No entanto, a maioria dos heróis permanece equilibrada. No próximo patch, o sistema de avaliação de desempenho será otimizado com base nos dados mais recentes, visando maior justiça entre todos os heróis.

O balanceamento do jogo e os ajustes de ranque são tarefas complexas, e não há garantia de perfeição total. No entanto, a equipe continua atenta e comprometida em resolver rapidamente os problemas e aprimorar a experiência de todos. Fiquem ligados nos anúncios oficiais de patch para mais novidades. Agradecemos o apoio e a paciência!

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